Gerenciamento de Processos de Negócio

“Uma caminhada de 1000km, começa com o primeiro passo”
gerenciamento de processos de negocio

O Gerenciamento de processos de negócio (em inglês, Business Process Management ou BPM) é a junção entre a Gestão de Negócios e a Tecnologia da informação, tal junção objetiva a otimização dos resultados nas organizações buscando uma melhora significativa nos processos de negócio.

No gerenciamento de processos de negócio são utilizadas técnicas e ferramentas para
analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
BPM é um conceito pouco conhecido no Brasil, contudo, sua popularidade cresce a cada dia em virtude de sua utilidade e sucesso nas empresas onde é implementado, os processos operacionais podem ser entendidos como processos repetitivos executados rotineiramente, as ferramentas de gestão de negócios monitoram de maneira eficiente os processos estes dados monitorados irão servir de base para que os gestores possam alterar a maneira como certos processos são realizados.
Através do BPM os gerentes podem tomar ciência de onde estão os pontos falhos da organização, quais os possíveis responsáveis por gargalos, por tarefas executadas com baixa produtividade, onde os processos estão atrasando e toda essa análise ocorre com extrema facilidade e rapidez, o BPM provê um mapeamento de processos o que facilita o trabalho das pessoas executoras dos processos pois ao receber as tarefas as pessoas deverão simplesmente executá-las sem se preocupar com outros detalhes.
Para implementação do BPM em uma empresa deve-se ter em mente que este não é de simples implantação pois isso envolve toda uma mudança cultural e os funcionários devem deixar o modelo antigo de lado tem que haver uma mudança de comportamento das pessoas e em especial um comprometimento da alta administração da empresa, deve ser dado enfoque no cliente.
Outra dificuldade para a implantação seria o fato de que alguns processos operacionais são complexos e envolvem vários departamentos, a necessidade do tratamento de exceções.
Um dos principais objetivos do BPM é alinhar os processos operacionais com os objetivos estratégicos da empresa, o operacional deve ser a execução do planejamento estratégico estando ambos em estreita sintonia.
Eis algumas das práticas de gestão utilizadas pelo gerenciamento de processos:

  • Mapeamento de processos;
  • Modelagem;
  • Definição do nível de maturidade;
  • Documentação;
  • Plano de comunicação;
  • Automação;
  • Monitoramento através de indicadores de desempenho;
  • Ciclo de melhoria continua;
    Melhorias do BPM
    O resultado da prática destas ações são melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, aumento da satisfação dos clientes através de produtos e serviços com um nível superior de qualidade.

    Eis alguns pontos importantes do BMP:
    Visibilidade: total controle do processo de negócio,  a análise é feita por meio de dados históricos ou de sua monitoração em tempo real.
    Melhoria contínua e inovação:  o processo de negócio é melhorado e refinado constantemente com mensuração de resultados baseado na sua execução
    Automação: automatizar processos é uma prática que gera eficácia, tem baixo custo, a automação provê um melhor serviço ao cliente pois é rápido e reduz custos apesar disso o BPM possibilita também a intervenção humana quando se fizer necessário a tomada de decisões críticas.
    Modelagem: O BPMS (Business Process Management Suit) provê a modelagem dos processos, a notação mais utilizada para isso é a BPMN(Business Process Modeling notation) que desenha os processos através de uma notação padrão.
    Simulação: A simulação é feita logo após o desenho dos processos e a escolha dos usuários responsáveis por executá-los, testam-se as regras e verifica-se se as mesmas estão de acordo. Através da simulação é possível detectar falhas no processo e corrigi-las antes da implementação.
    Controle: O ideal é que este esteja presente em todas as etapas do processo, para realizar o controle é utilizado o controle de fluxo que consegue visualizar em tempo real onde e quando o processo está parado, alguns softwares apresentão relatórios detalhadas com gráficos sobre o controle de fluxo que pode tanto estar em andamento quanto pode também estar concluído.
    Otimização: visa a realizaçao de melhorias nos processos para alcansar resultados positivos de maneira mais rápida, é uma etapa depedente das anteriores em especial do controle.

    Referências

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_processos_de_neg%C3%B3cio;

    http://www.kaizen.com.br/solucoes/gestao-de-processos-de-negocios-bpm.
    Imagem: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQzsn1Ae-ZfMK5smsPlJBiOS89NJw6tkY8oldcQT_7SgleACF4f

    Compartilhe com seus amigosShare on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *