Configuração de Servidores Linux

Configuração de Servidores Linux, uma visão geral sobre o tema

Sistemas operacionais Linux são frequentemente utilizados na implantação de servidores de rede devido a características como robustez, segurança e versatilidade, existem diversas implementações com variadas funcionalidades e serviços.

Iniciarei uma série de artigos com o intuito de ao final ter construído um servidor de redes básico em ambiente Linux. Para a implementação dessa ideia é preciso primeiro definir qual distribuição Linux será utilizada, quais os serviços serão implementados e sob qual infraestrutura isso irá funcionar, vejamos:
Infraestrutura: Não disponho de recursos computacionais poderosos, o que tenho é um notebook com 4gb de memória RAM e um processador i5 de quarta geração, rodando Windows 8.1, mas como o objetivo é criar um servidor de redes simples acredito ser suficiente para testes. O leitor que acompanha o intento possivelmente também não conta com equipamentos sofisticados, adequados ao uso de servidores, mesmo assim, poderá reproduzir os passos tranquilamente.

Utilizarei tecnologia de virtualização através do software Virtual Box, que pode ser baixado aqui: Link para Download, onde será criada nossa infraestrutura conforme segue:

  • Sistema hospedeiro do Virtual Box (S.O Nativo): Windows 8.1
  • Máquina virtual com S.O Linux debian 7.6 wheezy em modo texto (Servidor de redes)
  • Máquina virtual com S.O Linux Debian 7.6 wheezy modo gráfico (Estação de trabalho)
Devido a limitação do número de máquinas (tenho apenas uma) optei por utilizar virtualização, caso o leitor possua várias máquinas à disposição (um laboratório de informática, por exemplo) poderá realizar os testes de maneira mais próxima da realidade que seria uma rede de computadores.
Agora que temos definida a infraestrutura operacional, é necessário definir os serviços e suas respectivas implementações a serem utilizados em nosso servidor:
Para cada um dos tópicos elencados será criado pelo menos um artigo, o artigo irá abordar aspectos teóricos acerca dos protocolos de rede envolvidos e aspectos práticos da implementação, contendo inclusive screenshots para auxiliar o leitor.
Reforço aqui, que não é objetivo desta série de artigos criar um servidor robusto para operar em uma organização com um grande parque computacional, o pretendido é apenas direcionar para o básico possibilitando ao leitor adentrar em níveis de maior complexidade a medida que se interessar pelo assunto e expandir sua pesquisa, todavia acredito ser este um excelente começo para aqueles que pretendem seguir nessa área.

Compartilhe com seus amigosShare on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

7 ideias sobre “Configuração de Servidores Linux

  1. Pingback: Configurando a Infraestrutura de Rede | Concursos de TI

  2. Pingback: Tutorial de configuração de servidor DNS - BIND9 | Concursos de TI

  3. Pingback: Instalando o Servidor web Apache 2 + PHP5 + MySQL + PhpMyAdmin | Concursos de TI

  4. Pingback: Configurando um servidor FTP com VSFTP | Concursos de TI

  5. Pingback: Tutorial de instalação e testes no Squid + SARG + VirtualBox | Concursos de TI

  6. Pingback: Tutorial de Instalação do SQUID e SARG - Concursos de TI

  7. Pingback: Instalando e Configurando um servidor SSH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *