Coisas que você deveria saber sobre o Firefox

Olá pessoal, este post trata de um dos melhores navegadores já criados: o Firefox, há várias dicas úteis, vale a pena conferir.

Conceitos Gerais sobre o Firefox

Primeiramente vou lhes apresentar o verdadeiro Firefox… Este:

O verdadeiro firefox

Como todos nós sabemos o Mozilla Firefox é um programa que serve para visualizar páginas na internet, um navegador ou browser como os apaixonados por inglês gostam de dizer, a Mozilla Foundation, grupo responsável pela confecção do cliente de e-mail ThunderBird, desenvolveu também o Firefox com a ajuda de centenas de colaboradores em consonância com os princípios filosóficos do software livre, assim sendo, dizemos que o firefox é um software livre multiplataforma.

Na data deste artigo o Firefox se encontra na versão 3.6, e pode ser considerado o navegador mais personalizável do mundo, contando com vários recursos, são mais de 6.000 complementos para o usuário escolher, é possível adicionar vários recursos que fornecem informações como a previsão do tempo, ouvir suas músicas favoritas e demais conveniências sem a necessidade de abrir outras páginas. Esta última versão tem um desempenho 2 vezes mais rápido que a versão 3 que já era rápida. Através do gerenciador de complementos é possível fazer a instalação destes sem o trabalho de acessar as páginas, o gerenciador de complementos conta também com uma lista de recomendações para o usuário poder baixar como o VideoDownloaderHelp para você poder baixar vídeos do Youtube ou de qualquer outro site de sua preferência.

Para favoritar um site no Firefox basta um clique na estrela que fica no final da barra de endereços e com dois cliques é aberta uma janela para organizar os favoritos, se acaso houver uma queda de energia ou uma saída inesperada do navegador, quando o usuário o abrir novamente ele restaura as sessões e assim o internauta não precisa procurar pelas páginas que pesquisava anteriormente. Clicando no penúltimo ícone da barra de endereços pode-se adicionar o recurso RSS (Recurso para que o usuário saiba em tempo real acerca de informações de seu interesse, pode ser um componente de um site ou um programa específico), é necessário escolher um programa RSS ou mesmo um serviço online como o GoogleReaders ou BlogLines para viabilizar a leitura dos feeds.

Possui um corretor ortográfico que grifa palavras erradas escritas em blog’s ou e-mails seguindo os dicionários disponíveis para download, o campo de busca pode ser alterado de acordo com a necessidade do usuário que pode escolher entre google, yahoo, wikipédia, buscapé e inclusive adicionar novos buscadores. No Menu Ferramentas, Personas pode ser escolhida uma roupagem para o Firefox, existem várias para todos os gostos e deixa seu navegador mais bonito.

O Firefox tem tomado tanto espaço que é assunto obrigatório de vários concursos existentes por aí, e como via de regra na área de informática não pode faltar aqui os benditos atalhos. E são muitos, muitos mesmo.

Principais atalhos do Firefox

Ctrl + D Adicionar Favoritos
Ctrl + B Favoritos
Ctrl + J Downloads
F11 Visualiza a página inteira sem nenhuma barra amostra.
F1 Ajuda
Ctrl + H Histórico
Ctrl + U Exibe o código fonte (Excelente para webmasters e webdesigners)
Ctrl + P Imprimir
F5/Ctrl + R Atualizar página
Ctrl + F5 Atualiza página e cachê
Ctrl + S Salvar página como
Alt + Home Abre a página inicial
Ctrl + L Vai direto para a barra de endereço
Ctrl + K Vai direto para a barra de Pesquisa (estando lá alterne entre os buscadores usando Ctrl + seta para cima ou seta para baixo)
Ctrl + W/Ctrl+f4 Fecha a aba atual
Ctrl + T Abre uma nova aba
Ctrl + [1-9] Seleciona a aba de acordo com a ordem numérica
Ctrl + N Nova Janela
Ctrl + 0 Texto no tamanho padrão (Este é muito bom se você gosta de ficar mexendo na barra de rolagem com o Ctrl e assim alterar o tamanho da fonte do texto e não sabe qual o tamanho original, use Ctrl + 0 que ele volta ao tamanho original)
F3 Procura pela palavra pesquisada várias vezes
Ctrl + F Procurar na página pela palavra pesquisada
‘ Procura por palavras em link’s
/ Procura em textos
Shift + F3 Procura pela última palavra pesquisada
F7 Ativa e desativa o cursor do teclado
Ctrl+Shift+T Reabre as últimas páginas abertas uma a uma

Também existe uma série de atalhos associados ao mouse, segue:

Shift + Scroll para baixo Volta uma página
Shift + Scroll para cima Avança uma página
Ctrl + Clique esquerdo Abre o link e background em uma nova aba
Ctrl + Shift + Clique esquerdo Abre o link em foreground em aba
Shift + Clique esquerdo Abre o link em nova janela
Clique com scroll em aba Fecha a aba
Clique duplo na barra de abas Abre nova aba

Para aumentar ou diminuir o tamanho do texto existem dois atalhos

“Ctrl –“ e “Ctrl Scroll para baixo“ para diminuir
“Ctrl +” e “Ctrl Scroll para cima” para aumentar

Daí você me pergunta… Mas como vou decorar este monte de atalhos? Então eu te respondo, pratique, pratique e quando estiver cansado de praticar daí você pratica mais um pouco e esqueça da existência do mouse a não ser que vá utiliza-lo para algum atalho ;D.

Truques e Dicas do Firefox

Você pode usar duas Home Pages, isto mesmo quando você clicar no ícone do Firefox se abrirão duas páginas iniciais cada uma em sua respectiva aba, para isso use o delimitador “|”, é simples vá em Ferramentas, Opções e na aba Geral especifique, como no exemplo:

www.google.com.br | www.concursosdeti.net

Vá na barra de endereços e digite Google ou qualquer outra palavra, depois disso tecle Ctrl + Enter, automaticamente o .com.br será preenchido para você, se digitar Shift + Enter então a extensão .net aparecerá, e se digitar Ctrl + Shift + Enter então o domínio .org surgirá.

firefox2
Este navegador tem muito mais recursos do que nós imaginamos e a cada dia me deparo com novos, sua barra de endereços é tão eficiente em achar endereços web que foi apelidada de Barra Sensacional, se o usuário digita por exemplo a letra “F” todos os sites iniciados em F são listados, normalmente a barra traz 12 resultados, o que pode ser alterado usando o about:config na barra de endereços (não recomendado o uso por usuários inexperientes).

Grande parte dos atalhos aqui apresentados podem também ser utilizados no Google Chrome.

Compartilhe com seus amigosShare on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *